Nariz grande: como diminuir?

dezembro / 2021
Nariz grande: como diminuir?

Nariz grande: como diminuir?” Essa é a dúvida de boa parte dos homens que consideram a possibilidade de fazer uma rinoplastia — apesar de novidades, como a rinomodelação, a cirurgia plástica ainda é a melhor maneira de lidar com a questão. No caso da rinoplastia masculina, objetiva-se harmonizar a estrutura nasal às demais características do rosto, cuidando para preservar as características ligadas ao gênero e a etnia de cada paciente.

Neste artigo, Dr. Fábio Zanini, otorrinolaringologista especialista em rinoplastia de Florianópolis, SC, explica como é o procedimento e o que esperar do resultado. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Quando o tamanho do nariz tem indicação para a correção cirúrgica?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP),a rinoplastia está entre as cirurgias plásticas mais realizadas em homens. A indicação para correção do formato e tamanho da estrutura nasal ocorre quando ele é torto, assimétrico e/ou desproporcional ao restante da face, comprometendo a autoestima do paciente.

Narizes grandes são, definitivamente, uma queixa comum entre os brasileiros. Inclusive, diversos famosos já se submeteram ao procedimento, como o os cantores MC Kevinho e o sertanejo Mariano, da dupla Munhoz e Mariano. Por aqui, os tipos de narizes que mais apresentam essa reclamação são os:

  • caucasianos, comuns em descendentes de italianos, árabes e judeus, por conta da giba (ossinho presente no dorso nasal) protuberante, o qual é mais perceptível quando a pessoa está de perfil;
  • negroides, mais comuns em negros e seus descendentes, por conta das asas da base (distância entre as narinas) e das narinas (orifícios nasais) mais alargadas, bem como da ponta arredondada (conhecida como nariz de “batata”);
  • mestiços, um grupo que mistura as características dos dois tipos anteriores, por conta da giba protuberante e/ou da ponta globosa (exageradamente arredondada).

Nariz grande: como diminuir e melhorar a harmonia facial?

rinoplastia redutora é um tipo de rinoplastia estética, a qual melhora a aparência nasal, sem intervir nas suas funções. Para realizá-la, existem diversas técnicas: a escolha depende das características do paciente, bem como dos objetivos cirúrgicos.

De maneira simplificada, funciona assim:

  • para diminuir um nariz grande devido à giba protuberante, é possível remover o excesso de tecido ósseo e cartilaginoso (ressecção osteocartilaginosa) na área;
  • já quando a queixa é decorrente do tamanho das asas nasais e das narinas, costuma-se realizar o estreitamento da base e o refinamento da ponta, aumentando sua projeção com o uso de enxertos do próprio paciente;
  • no caso de queixa relativa ao formato e tamanho da ponta (semelhante a uma batata),pode-se fazer a correção por via aberta (tipo de acesso onde há a ressecção dos tecidos e das cartilagens alares, muitas vezes, com uso de enxerto para melhorar a definição e a projeção) ou por via fechada (quando as cartilagens nasais são esculpidas com técnicas de sutura intercrural, as quais melhoram os ângulos frontais e laterais do nariz).

Quando os resultados da rinoplastia redutora aparecem?

Ainda que a melhora estética proporcionada pelo procedimento possa ser percebida imediatamente, o resultado final da rinoplastia leva tempo. Mesmo porque, existe um edema (inchaço) pós-operatório, ou seja, a real redução no tamanho do nariz demora para ser concluída.

Em casos em que há intervenções na ponta nasal, especificamente, o processo de recuperação é mais lento, pois essa é a parte que mais demora para desinchar. Em média, o resultado final da cirurgia com esse objetivo é visto apenas depois de um ano.

Já em casos de uma rinoplastia realizada apenas para redução da giba, o resultado é alcançado mais rapidamente, a partir de seis meses. Isso, contanto que:

  • o paciente tenha tendência a desinchar com facilidade;
  • período do ano não seja muito quente e abafado;
  • os cuidados no pós-operatório sejam seguidos à risca, conforme as orientações do especialista responsável.

Para quem planeja-se para fazer uma rinoplastia masculina em Florianópolis, por exemplo, como nosso clima é mais ameno, não existe uma estação do ano melhor para fazer a cirurgia. Caso haja a predisposição do metabolismo e o paciente seguir todas as recomendações médicas, poderá ver os primeiros resultados definitivos quando a estação mais quente chegar, ou seja a mais desconfortável para o pós-operatório.

Avalie com seu médico a melhor época do ano para fazer sua cirurgia considerando: o clima, a possibilidade de repouso mínimo e o apoio de amigos ou familiares para algumas atividades durante 2 a 4 semanas.

Quais são os resultados proporcionados pelo procedimento?

Independentemente do tipo de desvio estético — nariz muito grande, torto, largo, etc —, a rinoplastia harmoniza a face do paciente. Como mostrado, ela é capaz de corrigir a projeção do dorso, a largura das asas e narinas, o refinamento da ponta, entre outros aspectos.

Esperamos que o dilema “como diminuir nariz grande” tenha sido esclarecido. Apesar de ser uma insatisfação bastante comum, principalmente, entre o público masculino, existem diversas maneiras de tratá-la. Portanto, para saber qual é a técnica mais indicada para o seu caso, bem como os alcances do procedimento, consulte um otorrinolaringologista com especialização cirúrgica em rinoplastia.

Caso more em Florianópolis ou tenha fácil acesso à região, conte com a expertise e experiência do Dr. Fábio. Agende uma consulta pelo WhatsApp e realize sua avaliação individualizada!

Publicado por:
A Clínica Zanini é a evolução do consultório do Dr. Fábio Zanini, que tem mais de 20 anos de atuação em rinoplastia e otoplastia.