Endoscopia Nasal: quando o procedimento é necessário?

janeiro / 2022
Endoscopia Nasal: quando o procedimento é necessário?

endoscopia nasal (também chamada de nasofibroscopia) permite observar as cavidades nasais e seios da face (paranasais). Tudo isso, por meio de imagens geradas em tempo real, ampliadas e de alta qualidade, exibidas em um monitor. Ela é realizada no consultório do próprio otorrinolaringologista e é usada para diagnosticar diversos problemas e acompanhar os respectivos tratamentos.

Neste artigo, reunimos as principais informações sobre o procedimento. Para saber mais e esclarecer suas dúvidas, continue a leitura!

O que é a endoscopia nasal?

A endoscopia nasal pode ser realizada com um endoscópio rígido ou com um endoscópio de fibra óptica flexível. Se corretamente executados, sob os cuidados de profissionais experientes, ambos são bem tolerados.

Os aparelhos estão disponíveis em tamanho normal e pediátrico. O endoscópio rígido pode ser reto, o que gera uma visão direta, ou usar ponteiras anguladas (30º, 45º e 70º),o que permite observar áreas mais próximas aos cantos.

Vale destacar que a vídeo-endoscopia nasossinusal com ótica flexível tem um diâmetro menor, o que proporciona mais conforto para o paciente, e pode ser direcionada em várias direções. Já na versão rígida, as ponteiras precisam ser trocadas durante a realização do exame. Para optar pelo aparelho mais adequado, o médico considera qual fornecerá uma avaliação mais precisa e completa, de acordo com as necessidades do paciente.

Para que serve o exame?

A endoscopia nasal é muito usada no manejo de pacientes com sintomas nasossinusais, tanto para o diagnóstico como para o acompanhamento. Afinal, como os registros ficam gravados, é possível revisá-los, de tempos em tempos, para avaliar a resposta aos tratamentos.

Quando solicitada com finalidade diagnóstica, o objetivo é traçar um estadiamento endoscópico, verificando a presença e as características de:

  • pólipos e tumores nasais;

  • secreções;

  • edemas;

  • cicatrizes ou aderências;

  • crostas;

  • cor da mucosa nasal (se pálida ou muito avermelhada);

  • quaisquer alterações anatômicas (como o desvio de septo).

Além das imagens, a endoscopia nasal também é usada para a coleta de cultura e amostragem de tecido. Nesse caso, os materiais seguem para a análise laboratorial e, só então, os laudos são obtidos.

Quando o procedimento é indicado?

O exame é bastante solicitado na avaliação pré-operatória e pós-operatória de cirurgias nasais. Além disso, como mencionado, é indicado para o diagnóstico de diversas queixas nasossinusais, tais como:

  • rinite e sinusite;

  • ronco e apneia do sono;

  • desvio de septo;

  • sangramento nasal constante;

  • drenagem mucopurulenta;

  • aumento da adenoide;

  • distúrbios de olfato e paladar;

  • cefaleia (dor de cabeça) frequente;

  • presença de corpos estranhos.

Quais são os possíveis riscos?

Não existem contraindicações absolutas. No entanto, a endoscopia nasal apresenta risco aumentado de complicações em pacientes com histórico de sangramento nasal ou que façam uso contínuo de medicamentos anticoagulantes.

Nesses casos, deve ser realizada com ainda mais cuidado. Porém, em geral, trata-se de um procedimento de baixo risco.

Como a endoscopia nasal é realizada?

A endoscopia nasal é um exame rápido (leva cerca de 15 minutos) e, geralmente, realizada bilateralmente. Ela pode ser feita em crianças e adultos e não exige preparo prévio.

O procedimento consiste na aplicação de um descongestionante nasal (ou não, dependendo do caso),seguido da introdução do endoscópio nas cavidades nasais. Assim, a observação é feita em três fases: primeiro, no meato inferior; segundo, no meato médio; e terceiro, no meato superior. A partir das imagens mostradas, o médico pode analisar as estruturas nasais e sua mucosa.

Para minimizar o desconforto, utiliza-se um spray anestésico. Ao longo do procedimento, o paciente permanece sentado ereto. Ao término, o paciente pode retornar, imediatamente, às suas atividades.

Já quando o paciente vai ser submetido a uma cirurgia endoscópica nasal, indicada quando há patologias obstrutivas, por exemplo, utiliza-se a anestesia local. Nesses casos, normalmente, a alta é dada no mesmo dia ou na manhã seguinte.

Onde realizar uma endoscopia nasal em Florianópolis?

Em Florianópolis, SC, e região, pode-se fazer a endoscopia nasal, assim como diversos outros exames (como audiometria, imitanciometria, otoemissões acústicas e videolaringoscopia) na Clínica Zanini. Aqui, dispomos de um corpo clínico multidisciplinar (composto por otorrinolaringologista, fonoaudióloga e neuropsicóloga),experiente, atualizado e altamente capacitado. Há mais de 20 anos, somos especialistas em prevenir, diagnosticar e tratar doenças relacionadas ao nariz, ouvidos e garganta!

Se precisar, agende sua consulta e faça uma avaliação individualizada. Estamos à disposição.

Publicado por:
A Clínica Zanini é a evolução do consultório do Dr. Fábio Zanini, que tem mais de 20 anos de atuação em rinoplastia e otoplastia.