Por que o nariz entope?

janeiro / 2023
Por que o nariz entope?

Nariz entupido não é sinônimo de doença, é um sintoma, uma manifestação presente em diversas afecções no sistema respiratório superior. Ela pode ocorrer em virtude de viroses respiratórias, como gripes, ou rinite alérgica e reações alérgicas e até por alterações anatômicas como desvio do septo nasal.

Para tratar deste problema, cada situação é avaliada individualmente. No caso do desvio de septo, o tratamento é cirúrgico. Para acabar com os sintomas obstrutivos, deve-se realizar uma septoplastia ou rinosseptoplastia (cirurgia que combina técnicas voltadas à estética e à funcionalidade). E quando se trata de uma rinossinusite crônica, o tratamento varia em função da origem da doença e do grau de agressividade.

A otorrinolaringologista da Clínica Zanini, Anna Paula Bankhardt (@annabankhardt),dá algumas dicas para aliviar o sintoma de obstrução nasal. “A primeira é tentar eliminar fatores externos, como fumaça de cigarro, ambientes secos e poluição excessiva. Na prática, é importante beber bastante água, fazer a lavagem nasal com solução salina (ou soro fisiológico) diariamente e usar umidificadores ou nebulizadores no ambiente, principalmente durante o uso do ar condicionado e em dias mais secos. A prática de dormir com travesseiros um pouco mais altos também ajuda”.

Se você apresenta obstrução nasal com frequência, deve procurar um otorrinolaringologista para avaliação.

Cirurgia da face

➡️Faça contato para confirmar planos de saúde e formas de pagamento

☎️ (48) 3879-0110 | (48) 98870-8567�� Rua Menino Deus, 63 – 4 Andar, Sala 402 – Centro, Florianópolis – Baia Sul Medical Center

www.drfabiozanini.com.br