As narinas têm influência na asma?

junho / 2022
As narinas têm influência na asma?

A asma é uma doença crônica em que a via aérea inferior (brônquios e pulmões) apresenta inflamações e geralmente traz sintomas bastante incômodos como falta de ar ou dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito, tosse e chiado no peito. Mas você sabia que a inflamação na via aérea superior (narinas, laringe e faringe ) pode desencadear crises de asma? A otorrinolaringologista da Clínica Zanini, Anna Paula Bankhardt, explica sobre o assunto.

1. Qual a relação da via área superior com a asma? Temos que entender que dividimos a via aérea para melhor estudar as patologias envolvidas, porém ela é única e, as infecções na via aérea superior podem desencadear crises – inflamação – na via aérea inferior.

2. Quais são os principais fatores para desenvolver a asma? Podem ser gatilhos alérgenos, histórico familiar, clima, realização de atividade física, período do dia, até mesmo por outras infecções respiratórias e também alergias respiratórias, como as rinossinusites.

3. Como o otorrinolaringologista pode contribuir no controle da asma? Por meio do diagnóstico e encaminhamento de tratamento adequado para patologias nasais.

4. O que pode ser feito para evitar as crises de asma? Além do controle das doenças da via aérea superior, controle ambiental mantendo sempre os ambientes arejados e limpos a fim de evitar umidade, mofo e poeira; não fumar e evitar contato com fumantes; evitar banhos muito quentes e oscilações de temperatura; evitar atividade ao ar livre em dias com alta exposição ao pólen ou poluentes; evitar contato com animais de pena e pelo; evitar perfumes, talcos, desodorantes, principalmente na forma de sprays.

Lembre-se: Para melhor orientação e controle da asma, procure seu médico. Importante realizar o diagnóstico correto para o tratamento adequado e individualizado a fim de evitar complicações da doença, e melhorar a sua qualidade de vida!

Cirurgias Nariz | Sinusite | Amigdalas | Garganta | Face

Remoção de Cera

Endoscopia nasal

Imitanciomentria