31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco

junho / 2022
31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco

Neste 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, uma boa notícia. O grupo de ex-usuários de tabaco caiu no Brasil de acordo com Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da redução, o cenário ainda é preocupante, tendo em vista que a quantidade de pessoas que tentam parar de fumar também teve queda, de 51,1% para 46,6% dos entrevistados. As informações alertam para a necessidade de reforçar ações de combate ao fumo.

O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, informa que são mais de 160 mil mortes anuais atribuíveis ao tabaco no Brasil, o que representa 443 mortes por dia. O tabaco é responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano no mundo. Até 2030, pode ser responsável por 10% do total de mortes globais.

Considerado um fator de risco importante para as doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo está relacionado ao desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, entre elas vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório, como enfisema pulmonar, e doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral.

O tratamento contra o tabagismo é gratuito na rede pública de saúde.

Cirurgias Nariz | Sinusite | Amigdalas | Garganta | Face

Remoção de Cera

Endoscopia nasal

Imitanciomentria